APS - Nacionalidade Portuguesa

dupla cidadania / passaporte europeu

Referências

 

 

1º Encontro do Conselho da Comunidade Onde o Lema é: “Integrar é Preciso”

Foi realizado o primeiro Encontro CCLB, marcado pela sadia confraternização entre o associado e o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo. O projeto idealizado pelo nosso dirigente e também Diretor de Assuntos Relacionados à Nacionalidade Portuguesa no Conselho, Dr. André Pinto de Sousa, teve por principal objetivo a integração do lusodescendente e, por consequência, sua comprovação de ligação efetiva à Comunidade.

Peça informações através do e-mail  encontrosCCLB@hotmail.com

 

Conheça um pouco mais lendo a matéria abaixo.

 

 1º Encontro do Conselho da Comunidade Onde o Lema é: “Integrar é Preciso”

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileiro no Estado de São Paulo, que tem a frente o novo presidente Dr. Manuel Magno, realizou no ultimo dia 10 de Outubro de 2018, o 1.o encontro, com coquetel de boas vindas, para que se conhecessem os novos associados daquela entidade. Este encontro faz parte do planejamento estratégico sugerido pelo Dr. Magno e que foi elaborado gentilmente, pelo professor Edman Altheman, especialista nessa área e diretor geral das faculdades Rio Branco, e que nesta noite esteve presente.

É de se ressaltar o trabalho iniciado pelo diretor do Conselho Dr. André Pinto de Sousa, que em fevereiro de 2.017 publicou no site do conselho, um trabalho voltado para a Nacionalidade Portuguesa, trabalho este que mereceu uma mensagem endereçada pelo Secretario de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. Jose Luís Carneiro parabenizando-o. Vieram por meio dessa publicação, cerca de 250 novos associados para o Conselho da Comunidade. Alguns destes começaram a frequentar reuniões do conselho e festas da comunidade, mas como não conheciam ninguém, entravam mudos e saiam calados.

O próprio Dr. André isoladamente chegou a recepcionar muitos destes. Diante dessa realidade e, motivado pela proposta de gestão apresentada pelo novo presidente do Conselho o Dr. Magno em 10 de Abril de 2018, onde um de seus objetivos conclamava: “Desenvolver e implantar projetos de acolhimento e integração dos novos associados ao CCLB e apresentar toda Comunidade”. Foi assim o incentivo que o Dr. André precisava. Este nos disse: “Era o incentivo que eu precisava para desenvolver a primeira parte do projeto que compreende apenas em um coquetel de “Boas Vindas”, que o Conselho da Comunidade oferece aos seus novos associados, pois, o verdadeiro e principal trabalho só será conhecido quando da realização do segundo “Encontro do Conselho”, ocasião em que será a Comunidade, como um todo, recepcionando e cumprimentando os, luso-descendentes “que estarão chegando” integrados a um novo conceito de associativismo, especialmente idealizado e destinadoa integração dos luso-brasileirosao nosso convívio. Neste primeiro “Encontro” tivemos mais de 37 participantes com seus respectivos acompanhantes, entre estes, vários associados também do interior.

O Dr. André Pinto de Sousa continuou: “Através desta primeira experiência, é nossa intenção quando o projeto efetivamente ficar solidificado, fazer se repetir nas Associações, Grupos Folclóricos e Entidades, Assistências da Capital, Litoral e Interior, isto, com recursos de patrocinadores oriundos dos próprios associados, e assim, levá-los a realização em outras cidades que possam ter associações afiliadas ao Conselho da Comunidade, aliás, outro assunto que em breve merecerá nossa atenção, pois, entidades relacionadas são muitas, porém as existentes em atividades, são poucas. Um detalhe: nas localidades/cidades que não tenham nenhuma Associação Luso-Brasileira, com certeza, lá deverão existir dezenas ou centenas de luso-descendentes. Assim: É só descobri-los, atraí-los, oferecer o que eles estão procurando e pronto, a comunidade luso-brasileira passa a existir, ter representação, ser reconhecida e respeitada. Isto não depende de nossa vontade, mas sim, única e exclusivamente da força e união deles”. Nesta noite o Dr. Manuel Magno no uso da palavra deu as boas vindas a todos e disse estar satisfeito com tantas presenças, apresentou o Professor Edman Altheman e o seu diretor Dr. André Pinto de Sousa. Pediu uma participação direta de todos, e encerrou dizendo: “Estamos fazendo isso por nossa Pátria, venham sempre, colaborem”

 

Fonte: Jornal Portugal em Foco