Casa do Brasil de Lisboa

CBL- Casa do Brasil de Lisboa

Casa do Brasil de Lisboa inaugura nova sede
23 de setembro de 2010 17h07

 
A Casa do Brasil de Lisboa, instituição com 18 anos de história e cerca de cinco mil sócios, inaugurou hoje sua nova sede na capital portuguesa, uma instalação que permitirá melhorar o atendimento e aumentar as atividades.

Situada na rua Luz Soriano, na Bairro Alto, a Casa do Brasil se encontra em um histórico edifício cedido pela Prefeitura de Lisboa, segundo explicaram à Agência EFE fontes da associação.

Aulas de inglês e de dança, assessoria jurídica e apoio na busca de emprego e formação são algumas das atividades que a instituição oferece. Vários brasileiros desfrutam de seus serviços diariamente.

 

Segundo as últimas estimativas, a maior colônia estrangeira em Portugal é a brasileira, calculada em milhares de pessoas.

 

 

 

--------------

As chaves foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa numa cerimónia que contou com a presença do embaixador do Brasil em Lisboa e a candidata à presidência da república Dilma Roussef.

O primeiro dia oficial da nova sede da Casa do Brasil de Lisboa foi marcado por muita emoção, festa e alegria, “é o reconhecimento de um trabalho de muitos anos no apoio e na luta pelos direitos e integração da comunidade imigrante”, destacou Gustavo Behr, presidente da Casa do Brasil.

 

A cerimónia da entrega da chave foi realizada no sábado dia 19 de Junho, já nas novas instalações, localizada na Rua Luz Soriano 42, esquina com a Travessa dos Fiéis de Deus.

 

No espaço onde funcionava uma antiga escola primaria, um prédio de 4 andares ainda em bom estado de conservação, serão agora realizadas conferências, acções de formação, projecções de filmes, aulas de dança, debates, aulas de informática, atendimento jurídico aos imigrantes e, é claro, festas.

 

Carlos Viana, um dos fundadores da Casa, há 18 anos, destaca que as novas instalações devem ampliar significativamente as possibilidades de realizações da Casa: “finalmente vamos poder ter actividades como a capoeira, uma solicitação frequente dos nossos associados, mas que era impossível realizar no nosso antigo prédio”.

 

A cerimónia de entrega da chave, e assinatura do contrato, contou com a presença do embaixador do Brasil em Lisboa, Celso Souza, do Cônsul Geral, Renan Barreto, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e da candidata à presidência do Brasil Dilma Roussef. Todos destacaram a importância da comunidade brasileira em Portugal e o papel que a Casa do Brasil tem na promoção da cultura brasileira e no apoio aos imigrantes.

 

A entrega da chave foi um momento de muita emoção que logo se transformou numa grande festa, animada por música de chorinho ao vivo, muita capirinha, vinho português, pães de queijo e bolinhos de bacalhau. A nova sede ainda não está em funcionamento, sendo necessário fazer pequenas obras de pintura, adaptação e instalação antes da inauguração, que será anunciada em breve.