Dispararam os pedidos de nacionalidade portuguesa feitos por britânicos

APS Nacionalidade Portuguesa | Dispararam os pedidos de nacionalidade portuguesa feitos por britânicos

Este ano quase 500 britânicos pediram nacionalidade, mais 48,6% do que em 2017. Há dez anos tinham sido apenas 29. "Brexit" motivou Jonathan Weightman a tornar-se português. Reformado, já vai votar nas próximas eleições.

aps nacionalidade portuguesa brexit

Ao fim de 30 anos a viver em Portugal, o britânico Jonathan Weightman recebeu o seu cartão de cidadão português há duas semanas.

Foi um processo iniciado há dois anos, altura em que o referendo no Reino Unido deu a vitória ao “Brexit”. Agora, Jonathan Weightman (na fotografia em baixo), reformado como professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 70 anos, já vai conseguir exercer os seus direitos, votando em todas as eleições portuguesas.

Por estar a viver fora do Reino Unido há mais de 15 anos, este também actor e encenador na companhia Lisbon Players não teve uma palavra a dizer sobre o “Brexit”, não pôde votar, lamenta.

Já em Portugal, tal como outros imigrantes europeus, só tinha direito ao voto nas eleições europeias e autárquicas.

Weightman é um dos vários britânicos que engrossaram as estatísticas dos pedidos de nacionalidade portuguesa. Só este ano foram 495 os que o fizeram. São mais 48,6% do que em 2017, mostram dados do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) compilados até à passada quinta-feira e enviados ao PÚBLICO pelo Ministério da Justiça.

Em 2015, houve 62 pedidos. A curva tem vindo a subir expressivamente desde o ano do referendo, 2016, quando se registaram 144 pedidos. No ano seguinte foram já 333. Há dez anos o IRN tinha recebido apenas 29.

Outra forma de comparar o “disparo”: 2018 teve mais de um terço dos pedidos acumulados desde 2007 — somados dão 1442. Em Espanha, segundo uma notícia do El País, nos dez primeiros meses deste ano houve apenas 166 britânicos a quererem ser espanhóis.

Embora não tenha feito um estudo de opinião, o sociólogo José Carlos Marques, especialista em migrações e investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, calcula que o aumento tão expressivo em Portugal esteja ligado ao “Brexit” e à necessidade de os britânicos que aqui vivem de “assegurarem que os seus direitos enquanto cidadãos” serão “salvaguardados”, protegendo-se, independentemente do acordo.

APS - Assessoria Portuguesa de Serviços | Nacionalidade Portuguesa

Leia mais _ Fonte

 

Se você está de visita no site da Nacionalidade Portuguesa, APS Assessoria Portuguesa de Serviços vá e faça grátis uma avaliação e orçamento se você, sua esposa, filhos, netos, bisnetos tem direito a nacionalidade portuguesa, vá em passo a passo e escolha o nacional português ou clique aqui e será levado para o nosso formulário.

16 de Dezembro de 2018